Victorious gifts delieured to write: a cronística laica inglesa na Guerra dos Cem Anos (c. 1340 – c. 1360)
Palavras-chave:
Crônicas, escrita da história, Guerra dos Cem Anos.Resumo
No alvorecer da Guerra dos 100 Anos, composições cronísticas com pretensões ao registro da atuação guerreira do rei Eduardo III (r. 1327 – 1377) e de sua nobiliarquia foram concebidas por indivíduos igualmente comprometidos com a prática de atividades guerreiras, apresentando, em sua feitura, certos lugares comuns partilhados pelos homens de saberes. No presente artigo, destacarei elementos da forma prosaica e dos usos do passado para legitimar ações presentes; ao passo que, na mesma medida, questionarei acerca do perfil de seus idealizadores, quais seus conhecimentos práticos da guerra e como justificaram a instauração de uma casus belli legitimadora de empreendimentos marciais contra as Coroas escocesa e francesa. O objetivo será, pois, ponderar sobre a articulação dessas questões como pilares na produção de conhecimentos históricos no período em evidência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2019
Como Citar
SANTOS, Fernando Pereira. Victorious gifts delieured to write: a cronística laica inglesa na Guerra dos Cem Anos (c. 1340 – c. 1360). Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 337–353, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/80152. Acesso em: 28 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.