Dentre fronteiras: a coca, o crime e a História na Bolívia

Autores

  • Flávio Conche Nascimento

Palavras-chave:

História, história da coca, Bolívia.

Resumo

Este artigo faz aproximações metodológicas acerca dos estudos de História e crime. Tais aproximações são feitas sob a forma de sugestões, notadamente mais convidativas do que conclusivas, atinentes à historiografia e história da coca na Bolívia. Para tanto, destaca-se a ideia de fronteira, elencada em seus significados amplos, a fim de demonstrar como são as fronteiras categóricas da planta, as representações políticas e culturais da coca, aquilo que enxergamos de antemão quando observamos o assunto. Trata-se de um artigo feito por brasileiro e para público em sua maioria do Brasil, observação fundamental para compreender as sugestões feitas. Por fim, nesta abordagem da coca “dentre fronteiras”, apresentam-se possibilidades de interpretar como a preocupação “internacional” do mercado da pasta base de cocaína constitui também os imaginários bolivianos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Conche Nascimento

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, Linha 1: Territórios, sociedades e dimensões da política, sob orientação do Professor Doutor Anderson Roberti dos Reis. Docente da Universidade de Várzea Grande e Técnico do Arquivo Público do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

NASCIMENTO, F. C. Dentre fronteiras: a coca, o crime e a História na Bolívia. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 290–313, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73362. Acesso em: 16 abr. 2024.