O Ideal nobiliárquico e a Busca Por Distinção Social no Antigo Regime Português: Em Busca de Uma Definição para o conceito de Nobreza da Terra

Autores

  • Estevam Henrique Machado UFPE

Palavras-chave:

Economia das mercês, nobreza, nobreza da terra

Resumo

A economia das Mercês foi um dos principais sustentáculos do Estado Moderno, não apenas na política no Reino e nas tramas cortesãs, mas na manutenção das Conquistas Ultramarinas do Império Português, nesses espaços coloniais as elites agrárias da América Portuguesa, através de seus atos e de mercês obtidas passam a se denominar de nobreza da terra, conceito este que será melhor discutido, através de um debate com a historiografia, ao longo deste artigo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevam Henrique Machado, UFPE

Licenciado em história pela UFPE em 2013, Bacharel em história pela UFPE em 2014, mestre em História  pela UFPE pela linha Norte Nordeste Mundo Atlântico com a orientação do Prof. Dr. George F. Cabral de Souza e com o apoio do CNPq. Atualmente é doutorando em história pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

MACHADO, E. H. O Ideal nobiliárquico e a Busca Por Distinção Social no Antigo Regime Português: Em Busca de Uma Definição para o conceito de Nobreza da Terra. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 435–455, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/72123. Acesso em: 18 abr. 2024.