Em defesa de uma Historiografia Fora Do Armário

Authors

  • Carlos Henrique Lucas Lima Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Keywords:

ideário nacional, estudos de gênero e sexualidade, estudos queer

Abstract

A homossexualidade ora foi excluída dos discursos sobre a Nação, considerada como um perigo para o país que se afigurava, ora foi recluída, sendo relegada ao espaço do privado e ao que contemporaneamente se nomeia “gueto”. Este texto, a partir do comentário de escritos de críticos/as literários/as vinculados/as aos estudos sobre sexualidades e gêneros, busca problematizar o lugar da homossexualidade no ideário da Nação, além de defender uma literatura fora do armário como um gesto político necessário. Este ensaio aponta que, a despeito de esforços pontuais de críticos como Denilson Lopes, que busca chamar a atenção para a homossexualidade em textos literários, a historiografia literária brasileira segue ainda de costas para a homossexualidade, reputando-a como um tema menor, ou até mesmo anódino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Henrique Lucas Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com trabalho de conclusão de curso em estudos de gênero e estudos culturais, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Zilberman, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado à UFBA, e é co-criador e editor-adjunto da primeira revista brasileira dedicada exclusivamente aos Estudos Queer, a Periódicus (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Interesses de pesquisa: crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, literatura brasileira, literatura comparada, feminismos, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades.

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s)/homens; 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. Gênero. É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ? ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Published

2017-02-28

How to Cite

LUCAS LIMA, Carlos Henrique; VALE CAETANO, Marcio Rodrigo. Em defesa de uma Historiografia Fora Do Armário. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 24–36, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/69139. Acesso em: 28 aug. 2025.