Collegio Allemão do Rio Grande em tempos de nacionalização do ensino
Palavras-chave:
Collegio Allemão do Rio Grande, Estatutos, Sociedade Escolar Allemã.Resumo
Nesta comunicação, privilegiam-se os Estatutos da Sociedade Escolar Allemã do Collegio Allemão do Rio Grande de 1938, elucidando tempos de transição na educação teuto-brasileira urbana no período de Nacionalização da Educação. Entre as fontes utilizadas destacam-se: os Estatutos da Sociedade Escolar Allemã do Rio Grande – 1938; entrevistas com o professor Arno Ristow, Rio de Janeiro - 2005 e 2011 e com a ex-aluna Erica Pohlmann (Frank), Rio Grande – 2012. O professor Arno Ristow ministrou aulas no Collegio Allemão do Rio Grande, em 1933 e a ex-aluna Erica Pohlmann (Frank) frequentou o educandário nos primeiros anos da década de 1930. O ensino passou a ser ministrado através dos princípios da moderna pedagogia, no entanto a língua alemã continuou ocupando um lugar de destaque na instituição de ensino primário e complementar, mista, em caráter laico. Através dos Estatutos da Sociedade Escolar Allemã do Rio Grande, de 1938, pode-se perceber os efeitos da Nacionalização do Ensino no Rio Grande do Sul e, mais especificamente, em Rio Grande. A língua alemã passou a ocupar o status de língua estrangeira, apesar de receber cuidado especial, como uma consequência por tratar-se de um colégio mantido por uma sociedade escolar alemã, cuja diretoria era teuto-brasileira e fluente tanto em língua portuguesa como em língua alemã. Os ajustes nos Estatutos da Sociedade Escolar Allemã do Rio Grande, demonstram a necessidade de os objetivos e os fins que regiam o Collegio Allemão do Rio Grande, adequarem-se à legislação educacional brasileira com o intuito de permanecerem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-20
Como Citar
PETER DA FONSECA, M. A. Collegio Allemão do Rio Grande em tempos de nacionalização do ensino. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 50–63, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/57007. Acesso em: 30 set. 2023.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.