“Do teu voto dependerá o futuro”: eleições municipais e imprensa local na comunicação entre candidatos e eleitores
Palavras-chave:
Eleições municipais, Imprensa e eleições, Construção de eleitoresResumo
Considerando a importância dos periódicos enquanto fontes históricas, este artigo propõe uma análise da imprensa local como um canal de comunicação entre candidatos e eleitores. O recorte temporal concerne à primeira experiência democrática brasileira, entre 1945 e 1964, tendo como ponto de observação as eleições municipais realizadas em Canoas/RS nesse período. A criação de importantes partidos políticos nacionais e a mudança no perfil dos eleitores, modificaram a relação entre eleitores e candidatos – que, em busca do voto, passam a construir uma popularidade eleitoral. Qual o papel da imprensa local na relação entre candidatos e eleitores? Como partidos e candidatos se dão a ler e a ver por meio de textos e imagens? Quais representações acerca do voto, das eleições, do ser candidato e do ser eleitor podemos apreender a partir da leitura desses periódicos? A análise interna e externa dessas fontes, permite compreender o papel da imprensa local enquanto canal de comunicação entre candidatos e leitores. Nela, encontramos representações acerca do voto e dos significados de ser eleitor e ser candidato que podem ser compreendidas como componentes da rede de sentidos constitutiva do campo político.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-12-2014
Como Citar
ANGELI, Douglas Souza; HARRES, Marluza Marques. “Do teu voto dependerá o futuro”: eleições municipais e imprensa local na comunicação entre candidatos e eleitores. Revista Aedos, [S. l.], v. 6, n. 15, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/48214. Acesso em: 29 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.