A RECEPÇÃO CRÍTICA NA INVENÇÃO DAS ORIGENS: A ICONOGRAFIA DE NAZARENO CONFALONI E A CULTURA GOIANA
Palavras-chave:
Relações de poder político-institucionais, Cultura e RepresentaçõesResumo
O objetivo deste artigo é compreender como a crítica de arte em Goiânia interpreta o conjunto da obra do artista Nazareno Confaloni (1917-1977) como ícone de modernidade associado ao mito fundador da nova capital no Batismo Cultural goianiense. Analisa a conjuntura das primeiras décadas da construção da cidade, as atividades relacionadas à criação da Escola Goiana de Belas Artes (EGBA) e o debate de intelectuais e artistas em torno de uma campanha modernista, vez que Goiânia foi criada como estratégia da modernidade e sob a égide da cultura.
Palavras-Chave: Crítica de arte, Modernidade, Cultura goiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.