A Idade Média na Perspectiva do Humor e o Fazer Histórico a Partir da Leitura Cinematográfica

Autores

  • Helayne Xavier Bras Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

História, cinema, historiografia, Idade Média

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação história e cinema a partir do filme Em Busca do Cálice Sagrado (1975), realizado pelo grupo de teatro britânico conhecido como Monty Phyton. Nossa pesquisa, no entanto, dará mais espaço à relação Cinema eHistória porque entendemos o cinema como uma fonte de pesquisa histórica. Sendo assim, acreditamos que uma leitura cinematográfica da história revela muitas coisas acerca do fazer historigráfico. O critério de escolha dos filmes foi, em primeiro lugar, o fato de ser inovador quanto a forma de abordar a temática medieval, até então representada no cinema numa perspectiva mais dramática e séria, em segundo lugar, e este se reveloudeterminante, foi a sua temporalidade, a década de 70, momento em que o mundo das ciências humanas, e principalmente a História, passavam por uma crise epistemológica e a sociedade ocidental vivia uma revolução cultural. . É a partir dessa crise, que quebrou paradigmas até então triunfantes, que o cinema torna-se uma das muitas possibilidades de se investigar a História, não pelas “verdades” que diz, ou mentiras que enfeitam, mas, por colocar o historiador diante da maneira como ele próprio lê o passado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helayne Xavier Bras, Universidade Federal do Maranhão

Formada em História (UFMA), graduanda em Letras (UFMA). Atualmente faz mestrado em História na UFMA. Pesquisa a realção de História com a Literatura na perspectiva da História Cultural, com destaque aos seguintes objetos: intelectuais, cidadania e campo literário.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

BRAS, H. X. A Idade Média na Perspectiva do Humor e o Fazer Histórico a Partir da Leitura Cinematográfica. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36863. Acesso em: 18 abr. 2024.