A DETALHISTA RESISTÊNCIA EM MAUS, DE ART SPIEGELMAN, E PERSÉPOLIS, DE MARJANE SATRAPI
Palavras-chave:
Poética do detalhe, resistência, repressão, Marjane Satrapi, Art SpiegelmanResumo
Este artigo pretende investigar a resistência que se encontra ao redor de dois regimes conhecidos por sua opressão: o primeiro é o Regime nazista, especialmente o Holocausto na Alemanha, concebido em Maus: a história de um sobrevivente (2005), escrito por Art Spiegelman; e o outro é a República islâmica, do Irã, representada em Persépolis (2007), de Marjane Satrapi. A resistência destacada se encaixa exemplarmente no conceito de “poética do detalhe”, desenvolvido pela pesquisadora Beatriz Sarlo, uma vez que, além de a repressão possuir uma imagem majoritária, não há uma resistência armada, como milícia, e sim atitudes pormenorizadas que caracterizam uma discreta oposição a estes regimes tirânicos. Desse modo, pretende-se ressaltar uma minuciosa inventividade subalterna, vista como resistência à opressão política, social e cultural, que se desenrola em torno tanto do Nazismo quanto da República islâmica. O trabalho ainda discute a relação entre sobrevivência e resistência, pois, apesar da tirania exacerbada que, por vezes, culmina em morte, ambos os protagonistas, Vladek Spiegelman e Marjane Satrapi, são sobreviventes que tiveram seus testemunhos transformados em romances gráficos.Downloads
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Publicado
01-09-2013
Como Citar
NASCIMENTO, L. S. A DETALHISTA RESISTÊNCIA EM MAUS, DE ART SPIEGELMAN, E PERSÉPOLIS, DE MARJANE SATRAPI. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36777. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
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Artigos
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