Fotografia na história e no ensino de História
Resumo
No texto, apresenta-se uma breve história da fotografia, trabalhando com a ideia das “descobertas múltiplas”. Em seguida, discute-se a utilização de fontes visuais (especialmente a fotografia) na análise histórica a partir da noção de “documento-monumento”, entendendo o produto fotográfico como um “lugar de memória”. Finalmente, demonstra-se como essa discussão pode servir como um caminho teórico para as propostas de utilização de documentos fotográficos nas aulas de História, além de enfatizar-se a necessidade de relacionar o tema com outras áreas do conhecimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2012
Como Citar
TESSARI, A. B. Fotografia na história e no ensino de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30773. Acesso em: 25 jun. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.