Gênero e juventude(s): emergências educativas

Autores

  • Paula Cervelin Grassi
  • Pâmela Cervelin Grassi

Resumo

Neste trabalho, apresentamos reflexões realizadas a partir do Estágio em História com o objetivo de discutir que as relações de gênero e juventude se constituem como emergências educativas. A instituição escolar é cruzada por construções socioculturais presentes no cotidiano da sociedade. Entre elas destacam-se a questão de gênero e juventude(s) consideradas emergências educativas, isto é, não há como pensar a instituição escolar hoje sem refleti-las. No campo do gênero, a escola desempenha um papel importante de manutenção, produção e reprodução da cultura dominante, e assim de uma cultura também sexista e discriminatória, marcada pela herança patriarcal. Assim, ao se apropriar de elementos tradicionais da construção de gênero para definir o que é ser Mulher e o que é ser Homem, produz uma Educação Sexista. Quanto à questão da(s) juventude(s), emerge uma condição juvenil no Brasil, com características específicas. Na escola, o jovem do mundo da rua vivência uma dupla condição de existência ao tornar-se aluno, e sua trajetória de vida marcada muitas vezes pela vulnerabilidade social, é tencionada pela ótica da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2012

Como Citar

GRASSI, P. C.; GRASSI, P. C. Gênero e juventude(s): emergências educativas. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30747. Acesso em: 25 jun. 2025.