O TRABALHISMO GETULISTA-REFORMISTA DO ANTIGO PTB E O “NOVO TRABALHISMO” DO PDT: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES
Palavras-chave:
trabalhismo, PTB, PDTResumo
No presente artigo analisar-se-á a ideologia trabalhista em dois momentos distintos: primeiramente, o trabalhismo proposto pelo antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), responsável pela mobilização das massas no cenário político brasileiro entre os anos de 1945 e 1964; em seguida, focalizar-se-á o “novo trabalhismo” proposto pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), a partir da década de 1980. Nesse sentido, nos limites deste texto, procurar-se-á salientar as continuidades e descontinuidades entre o “velho” e o “novo” trabalhismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-09-2013
Como Citar
BATISTELLA, A. O TRABALHISMO GETULISTA-REFORMISTA DO ANTIGO PTB E O “NOVO TRABALHISMO” DO PDT: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/24608. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.