Histórias possíveis ou possibilidades da História: derivando Koselleck, Skinner e Tilly para uma análise do pensamento político no Brasil do início do século XX
Palavras-chave:
Brasil República, Código Civil, História políticaResumo
Este trabalho visa discutir algumas possibilidades teórico-metodológicas a fim de tentar propor regras gerais de análise de textos e discursos políticos para o período da República Velha. Para tanto, busco relacionar os conhecimentos de Reinhart Koselleck com sua Begriffsgeschichte; Quentin Skinner e as relações entre intenção primária e contexto de criação; e Charles Tilly, com a noção de repertório em uma busca por ferramentas teóricas para recompor o ambiente onde estas foram concebidas, tanto intelectualmente quanto politicamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-09-2013
Como Citar
DOS SANTOS, F. Histórias possíveis ou possibilidades da História: derivando Koselleck, Skinner e Tilly para uma análise do pensamento político no Brasil do início do século XX. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/24300. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.