Histórias possíveis ou possibilidades da História: derivando Koselleck, Skinner e Tilly para uma análise do pensamento político no Brasil do início do século XX

Autores

  • Fagner dos Santos UFRGS

Palavras-chave:

Brasil República, Código Civil, História política

Resumo

Este trabalho visa discutir algumas possibilidades teórico-metodológicas a fim de tentar propor regras gerais de análise de textos e discursos políticos para o período da República Velha. Para tanto, busco relacionar os conhecimentos de Reinhart Koselleck com sua Begriffsgeschichte; Quentin Skinner e as relações entre intenção primária e contexto de criação; e Charles Tilly, com a noção de repertório em uma busca por ferramentas teóricas para recompor o ambiente onde estas foram concebidas, tanto intelectualmente quanto politicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner dos Santos, UFRGS

Downloads

Publicado

01-09-2013

Como Citar

DOS SANTOS, F. Histórias possíveis ou possibilidades da História: derivando Koselleck, Skinner e Tilly para uma análise do pensamento político no Brasil do início do século XX. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/24300. Acesso em: 29 abr. 2025.