Reflexões sobre a Modernidade, a Tecnologia e a Educação: o legado Iluminista na Era da Wikipédia

Autores

  • Israel Aquino UFRGS

Palavras-chave:

Novas tecnologias, utilização da Wikipédia, democratização do conhecimento.

Resumo

O presente trabalho busca analisar o impacto das novas tecnologias sobre a produção e a disseminação do conhecimento e para a construção das relações de ensino na contemporaneidade, valendo-se para isso da popular experiência da Wikipédia, a enciclopédia virtual e colaborativa da Internet, trazendo um pouco de sua concepção e dos conceitos que norteiam sua elaboração. Buscamos identificar sua utilização como referência na produção de trabalhos, textos e artigos acadêmicos, e trazemos, ainda, o relato de experiências de instituições de ensino nacionais e estrangeiras onde diferentes experiências têm se desenvolvido ao redor desta temática, procurando confrontar diferentes concepções a essa nova realidade tecnológica presente em nosso cotidiano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Aquino, UFRGS

Estudande de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é servidor da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

AQUINO, I. Reflexões sobre a Modernidade, a Tecnologia e a Educação: o legado Iluminista na Era da Wikipédia. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 8, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/16411. Acesso em: 18 abr. 2024.