Por uma História que traga “Lições de Conduta”: aspectos da tradição clássica na proposta historiográfica de Ibn Khaldun (1332-1406) na Muqaddimah

Autores

  • Elaine Cristina Senko Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Muqaddimah, Ibn Khaldun, historiografia islâmica

Resumo

A obra Muqaddimah, escrita pelo historiador muçulmano Ibn Khaldun (1332-1406), contempla diversos temas de estudo e interesse do autor, dentre os quais se inclui uma inovadora proposta historiográfica. O presente artigo encaminha uma análise que busca apontar alguns dos principais elementos que caracterizam essa proposta historiográfica formulada por Ibn Khaldun, vislumbrando quais seriam as possíveis influencias no autor por parte de historiadores antigos e a inteligibilidade atribuída por ele ao discurso histórico em seu tempo. Dessa forma, não apenas compreendemos a importância e inovação desta obra em sua época, mas também avaliamos preceitos que podem atuar em nossa constante reflexão, contemporânea, sobre a epistemologia da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Senko, Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos e orientada pela Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães.
Mediterrânicos e orientada pela Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães.
estranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná e membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED).

Downloads

Publicado

10-06-2011

Como Citar

SENKO, E. C. Por uma História que traga “Lições de Conduta”: aspectos da tradição clássica na proposta historiográfica de Ibn Khaldun (1332-1406) na Muqaddimah. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 8, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/16293. Acesso em: 28 abr. 2025.