Os pecados e os prazeres terrenos no Jardim das Delícias de Bosch
Palavras-chave:
Mentalidade medieval. Paraíso. Inferno. Imaginário. Símbolo.Resumo
Neste estudo objetivamos compreender as relações entre as descrições e as representações de Paraíso e Inferno e sua presença na obra de Hieronymus Bosch. Considerado um dos grandes pintores do final do medievo, Bosch retratou importantes aspectos do imaginário do período entre os séculos XV e XVI. Neste contexto, interessa-nos identificar as permanências da mentalidade medieval no seu tríptico a óleo, O Jardim das Delícias, visto que muitos dos elementos existentes nesta obra baseiam-se em pinturas, textos literários e eclesiásticos conhecidos por seus contemporâneos, acrescidos de simbologias próprias. Utilizamos por metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise de imagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-10-2010
Como Citar
STRÖHER, C. E.; KREMER, C. S. Os pecados e os prazeres terrenos no Jardim das Delícias de Bosch. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/16015. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.