Santa Joana de Otto Preminger
Keywords:
Joana d’Arc, Cinema, Preminger, Seberg, MulherAbstract
O presente artigo lança um olhar sobre o filme Santa Joana (1957), baseado na peça de mesmo nome escrita por George Bernard Shaw (1923), contextualizando sua filmagem ao corrente panorama histórico, focando principalmente em dois personagens pragmáticos de sua realização: Otto Preminger, diretor, e Jean Seberg, protagonista. O trabalho faz parte da pesquisa em andamento “Imagens de Joana d’Arc: Cinema, História e Literatura”, coordenado pela professora Cybele Crosseti de Almeida. O texto traz referências históricas e busca traçar um paralelo entre realidade e ficção, entre a figura da mártir francesa e o ideal feminino no início da conflitante segunda metade do século XX. Além disso, observa a influência do filme na produção cinematográfica que se segue.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.