Akira: porque o pesadelo já começou
Palavras-chave:
Animê, Iconografia, Iconologia. Anime, Iconography, Iconology.Resumo
Este artigo visa estabelecer uma descrição iconográfica assim como também um estudo iconológico do animê Akira. Argumentar-se-á que a narrativa do referido animê possui como seu conteúdo, a questão dos perigos do uso da tecnologia das armas atômicas, de forma que possamos compreender tal significado iconológico como um tipo de pesadelo japonês acerca do terror experimentado com os ataques atômicos em Hiroshima e Nagasaki respectivamente em 6 e 9 de agosto de 1945, representado culturalmente através do animê Akira, sendo capaz de ser percebido e recebido por um público universal não diretamente herdeiro das conseqüências das explosões de Hiroshima e Nagasaki.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-06-2011
Como Citar
BATALHONE JR, V. Akira: porque o pesadelo já começou. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 8, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/15860. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.