ST 15. Ensino de história e práticas docentes

sujeitos, experiências e reflexões

Autores

Resumo

O simpósio temático tem por foco discutir o ensino de história em suas múltiplas formas de análise: abordando pesquisas bibliográficas e ou empíricas sobre o ensino de história, as práticas docentes, os sujeitos, as experiências e as reflexões em vários espaços. O negacionismo histórico no Brasil contemporâneo e as discussões sobre história pública, produziram maiores reflexões por parte dos historiadores e educadores sobre as formas de ensinar história. A ênfase na defesa dos valores democráticos e da diversidade humana, somado a perspectiva de criação de uma consciência história crítica nos alunos, ainda são dois eixos importantes para pensarmos o ensino da disciplina de história no Brasil. Nesse sentido, as reflexões em torno do ensino de história, das práticas docentes, dos sujeitos, experiências e reflexões teóricas sobre o tema são tão fundamentais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polliana Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em História (UFMA).

Messias Araujo Cardozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em História (UESPI). Mestre em História Social (UFMA). Doutorando em História (UFRGS) e Professor Substituto de História da UFMA.

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

BORBA, P.; CARDOZO, M. A. ST 15. Ensino de história e práticas docentes: sujeitos, experiências e reflexões. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 240–251, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/140242. Acesso em: 16 maio. 2025.