Fotografia como recurso pedagógico no Ensino de História

revisão sistemática (2012-2022)

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma revisão sistemática de dissertações e teses sobre a fotografia e o ensino de História. O locus de coleta dos dados foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O recorte temporal é de 2012 a 2022. Foram empregados os seguintes descritores: fotografia, instrumento pedagógico, recurso didático; prática de ensino, História, fotografia; ensino; Ensino de História, Fotografia e Memória. Analisa-se a versatilidade da fotografia, sobretudo quando se materializa em sua qualidade polissêmica, o que a torna potencializadora no processo de ensino e aprendizagem do aluno não só no que se refere à disciplina de História, como nas demais disciplinas ministradas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LAÉRCIO SANTANA MIRANDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

LAÉRCIO SANTANA MIRANDA 22:27 (há 4 minutos)     para mim                Graduado em Letras - Letras Clássicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Especialista em Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Graduado em Direito pelo Centro Universitário - UniFG (2019). Pós-graduado em Direito Previdenciário pela Faculdade Futura (2021). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. (Campus Vitória da Conquista).   

Downloads

Publicado

10-07-2025

Como Citar

MIRANDA, LAÉRCIO SANTANA; IVO, ISNARA PEREIRA. Fotografia como recurso pedagógico no Ensino de História: revisão sistemática (2012-2022). Revista Aedos, [S. l.], v. 17, n. 39, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/135942. Acesso em: 11 ago. 2025.