No centro da narrativa, mulheres negras agenciando a existência da identidade negra ao sul do Sul no pós-Abolição

Autores

Resumo

Este artigo busca compreender as experiências de quatro mulheres negras a partir de suas narrativas acerca do processo de construção e afirmação da identidade negra entre a década de 1980 ao tempo presente na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O estudo insere-se nos domínios da História das Mulheres e Pós-Abolição, sob uma perspectiva da História Social e Cultural. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a História Oral como procedimento para realização de entrevistas. Visto que a pesquisa ainda se encontra em andamento, nas conclusões parciais, percebe-se que afirmação da identidade negra constitui uma reação as estruturas de opressão, onde mulheres negras forjam uma identidade negra em um corpo político de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacilene Aguiar Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em História Social (UFRGS); Pedagoga (UEPA); Educadora formadora na área de Educação para as Relações Étnico-Raciais e aplicação da Lei 10.639/2003.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

SILVA, Jacilene Aguiar. No centro da narrativa, mulheres negras agenciando a existência da identidade negra ao sul do Sul no pós-Abolição . Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 483–498, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/134381. Acesso em: 28 ago. 2025.