A recusa da celebração

uma reflexão sobre a interface entre os posicionamentos críticos de historiadores acadêmicos e de coletivos negros e indígenas nas efemérides do Centenário da Abolição da Escravidão (1988) e do V Centenário do Descobrimento do Brasil (2000)

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a interface no posicionamento crítico de historiadores e movimentos sociais em contextos de comemoração de efemérides nacionais. A partir dos casos de comemorações do Centenário da Abolição da Escravidão (1988) e do V Centenário do Descobrimento do Brasil (2000), é utilizado um determinado recorte documental reduzido que compôs a minha pesquisa de mestrado, a partir do qual analiso intervenções públicas de historiadores e historiadoras acadêmicas na imprensa escrita e manifestos divulgados por organizações negras e indígenas. Com base nisso, pôde-se constatar o posicionamento crítico comum entre os atores, tendo sido analisada as relações de tensionamento e de complementação entre os posicionamentos e intervenções públicas em suas dimensões ético-políticas e epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Batistella, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista CAPES. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação de Fernando Nicolazzi, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq) e defendida no mês de maio de 2022.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

BATISTELLA, Pedro Henrique. A recusa da celebração: uma reflexão sobre a interface entre os posicionamentos críticos de historiadores acadêmicos e de coletivos negros e indígenas nas efemérides do Centenário da Abolição da Escravidão (1988) e do V Centenário do Descobrimento do Brasil (2000). Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 397–419, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/134364. Acesso em: 28 ago. 2025.