20 anos da Lei nº 10.639/2003 e a formação de professores de história para a educação das relações étnico-raciais
uma breve (auto)história
Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre os 20 anos da Lei nº 10.639/2003 tomando como fio condutor a análise da trajetória individual de um recém-licenciado em curso de história em uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal. A partir das considerações de Paulo Freire em torno do “aprender” e “dialogar” com a própria história, o texto busca em eventos da vida individual considerações de caráter mais amplo. Desse modo, buscou-se compreender de quais modos a referida legislação e a educação para as relações étnico-raciais (ERER) perpassou a trajetória acadêmica no curso de licenciatura de história e, posteriormente, no ingresso no mercado de trabalho. Com efeito, percebeu-se que, a despeito dos avanços ainda necessários na efetivação da supracitada Lei, a ERER tem ganhado espaço e importância tanto no momento da formação universitária em história, quanto no mercado de trabalho.
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