“Do Capão aos lados da praia?”

a Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas e o Litoral Negro, RS

Authors

Abstract

Este artigo objetiva estabelecer uma discussão sobre vivências da Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas, localizada em Capão da Porteira, no município de Viamão (Rio Grande do Sul). Mais especificamente, questões ligadas à sua narrativa de origem, aos Botinhas (grupo musical que representa ancestralidade e compõe parte do nome da comunidade, hoje) e outras relações importantes (parentesco; reciprocidade), com intuito principal de estabelecer algumas aproximações iniciais entre o Peixoto dos Botinhas e o Litoral Negro do estado. A pesquisa foi constituída a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu ter como resultado a compreensão das relações que evidenciam o Peixoto dos Botinhas em proximidade com uma rede de comunidades negras do Litoral Negro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Matheus Pinto Furtado, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da UPF - Universidade de Passo Fundo, sob orientação do Dr. Gerson Trombetta. Bolsista beneficiário de auxílio financeiro da CAPES – Brasil (PORTARIA Nº 155, DE 10 DE AGOSTO DE 2022). Membro do grupo de pesquisa Relações de Fronteira: História, Política e Cultura na tríplice aliança Brasil, Argentina e Uruguai e do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC). Pesquisa temas como História e Quilombos, História e Cultura, Memória, Oralidade e Patrimônio Cultural Imaterial.

Published

2024-03-05

How to Cite

FURTADO, Matheus Pinto. “Do Capão aos lados da praia?”: a Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas e o Litoral Negro, RS. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 313–327, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/134302. Acesso em: 28 aug. 2025.