Resistência feminina e africana no sertão
a luta pela liberdade de Damázia, de Cassange (Sertão do Rio Grande do Norte, Seridó, século XIX)
Resumo
O artigo apresenta a trajetória de Damázia, mulher africana escravizada ilegalmente na Cidade do Príncipe, no Seridó, sertão da Província do Rio Grande do Norte, durante o século XIX. Refletimos sobre a luta empreendida pela africana nascida em Angola, que nas terras sertanejas requereu judicialmente sua liberdade, propriedades e direitos, denunciando seu senhor por violência e cativeiro ilegal e evidenciando as possibilidades de resistências femininas nos sertões.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-03-2024
Como Citar
MEDEIROS, Maria Alda Jana Dantas de. Resistência feminina e africana no sertão: a luta pela liberdade de Damázia, de Cassange (Sertão do Rio Grande do Norte, Seridó, século XIX). Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 126–144, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/134278. Acesso em: 28 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.