Pensar a partir de uma experiência ancestral

Escola Sem Partido, religião e educação antirracista

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pensar caminhos para uma educação antirracista, partindo da perseguição de grupos conservadores da atualidade, como o Escola Sem Partido, às religiões de matriz africana. Neste sentido, mobilizo como principais referências teóricas Rodney William (2019) para pensar o conceito de “Exunêutica” e de ancestralidade, além dos escritos de Wanderson Flor do Nascimento (2020) para debater educação antirracista. Busco refletir sobre a importância de conceber novos saberes na construção dos currículos escolares, numa perspectiva da ancestralidade dentre as comunidades de terreiro e tomando como exemplo o conhecimento compartilhado nos espaços de Candomblé no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Vitorassi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra em Ensino de História - ProfHistória, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda na mesma universidade.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

VITORASSI, Silvia. Pensar a partir de uma experiência ancestral: Escola Sem Partido, religião e educação antirracista. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 499–513, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/134251. Acesso em: 28 ago. 2025.