O racismo em O avesso da pele

Autores

Resumo

A resenha analisa a obra O avesso da pele, de autoria de Jeferson Tenório. Nela aborda-se a violência naturalizada contra as pessoas negras e pobres, enfatizando questões centrais da sociedade brasileira, como o racismo estrutural, o preconceito, o sistema educacional falido e o despreparo das forças policiais, as quais exterminam quase que diariamente a população negra e periférica do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Napoleão de Sena, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA (2019). Especialista em Direito Público pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva - Neonatal pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2005). Graduada em Ciências Naturais (2001); em Enfermagem (2005) e em Direito (2016).

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Campus Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

SENA, D. N. de; OLIVEIRA, M. de. O racismo em O avesso da pele. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 532–537, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/133798. Acesso em: 14 maio. 2025.