UNEB na Campanha Igualdade e Justiça 200 anos de Independência do Brasil na Bahia

projeto de extensão “O território indígena Payayá: espaço multirreferencial de aprendizagem (EMA) no campo da Análise Cognitiva”

Autores

Resumo

Este texto aborda o território indígena Payayá como espaço multirreferencial de aprendizagem no campo da análise cognitiva, projeto de extensão da UNEB na Campanha Igualdade e Justiça: 200 Anos de Independência do Brasil na Bahia. Na Chapada Diamantina, o Território Payayá se contextualiza na evidência de sua identidade e cultura com reflexões sobre o reconhecimento e a ancestralidade desse povo. A metodologia da pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, mediante dados primários, referenciais bibliográficos que constituem a fundamentação teórica deste trabalho e dos resultados dos círculos de cultura realizados. O estudo objetiva dimensionar experiências, estratégias e práticas cotidianas dos indígenas ao longo da História do Brasil, destacando sobre as articulações políticas e socioculturais e os modos de existência que os envolvem a partir de suas relações como povos originários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cleide Santos de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Analista Universitária.

Leliana Santos de Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 França. Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Silvio Roberto dos Santos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

SOUZA, Ana Cleide Santos de; SOUSA, Leliana Santos de; OLIVEIRA, Silvio Roberto dos Santos. UNEB na Campanha Igualdade e Justiça 200 anos de Independência do Brasil na Bahia: projeto de extensão “O território indígena Payayá: espaço multirreferencial de aprendizagem (EMA) no campo da Análise Cognitiva”. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 420–435, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/133760. Acesso em: 28 ago. 2025.