Os Simpsons e Black Mirror

desumanização e liquidez

Autores

Resumo

O avanço tecnológico e a fragilização das instituições construídas na modernidade marcam a filosofia da composição das séries Os Simpsons e Black Mirror, respectivamente produzidas nos Estados Unidos e na Inglaterra. A partir dessa premissa, objetiva-se, nesse artigo, analisar o processo de desumanização dos indivíduos, por consequência dos avanços técnicos, retratado simbolicamente nos episódios Marge na Internet – 18ª. Temporada de Os Simpsons (2007) – e Queda livre – a desumanização do futuro – 3ª. Temporada – do seriado britânico. Do ponto de vista metodológico, discutiremos a desumanização e o desmoronamento de conceitos modernos nas duas produções satíricas, por meio do debate sobre a influência dos meios de comunicação na vida humana, notadamente a internet. Para esse fim, outros episódios também serão utilizados, com o fito de percebermos similitudes entre as produções audiovisuais que propõem reflexões importantes sobre a relação dos seres humanos com as novas tecnologias comunicacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Henrique de Queiroz Porto, Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2012). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado e especialista em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor efetivo da Unimontes nas áreas de História Moderna e Contemporânea, com ênfase no Oriente Médio. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/Unimontes). Coordenador do Núcleo de História e Cultura Regional - Nuhicre/Unimontes.

Alessandro de Almeida, Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros)

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia e professor de História do Brasil e História da Educação da Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

10-07-2025

Como Citar

DE QUEIROZ PORTO, César Henrique; DE ALMEIDA, Alessandro. Os Simpsons e Black Mirror: desumanização e liquidez. Revista Aedos, [S. l.], v. 17, n. 39, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/133495. Acesso em: 11 ago. 2025.