Entre a Coroa e a Espada

vivências negras no final da Monarquia e começo da República entre o Recife e a Capital da República (1880-1895)

Autores

Resumo

O artigo investiga a transição do Império para a República no Brasil, a partir de notícias veiculadas em periódicos da capital da então província de Pernambuco (Recife) e de jornais veiculados na capital da República (Rio de Janeiro) ao alvorecer da mesma. Estas notícias apontam as mudanças advindas com o final da escravidão que se aproximava por um lado; por outro, a resistência da mentalidade escravista. Já os periódicos da capital da jovem República, bem como os do agora Estado de Pernambuco, davam conta da violência do regime que se instava, sobretudo sobre os egressos da escravidão e seus descendentes. Para estes, o estigma de serem pretos, pardos, quase brancos e pobres os faziam as vítimas “preferenciais” do novo regime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bento Rosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em História, Professor do Departamento de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, na linha Mundo Atlântico.

Jefferson Gonçalo Carmo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

05-03-2024

Como Citar

SILVA, José Bento Rosa da; CARMO, Jefferson Gonçalo. Entre a Coroa e a Espada: vivências negras no final da Monarquia e começo da República entre o Recife e a Capital da República (1880-1895). Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 145–161, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/133451. Acesso em: 9 ago. 2026.