Construção da BNCC de História

narrativas de professoras pesquisadoras

Autores

Resumo

O processo de elaboração da BNCC foi complexo, pois envolveu diversos setores da sociedade e foi marcada por inúmeros debates. Este artigo tem como objetivo compreender o processo de construção política e epistemológica da BNCC de História do Ensino Fundamental, a partir das vozes de especialistas que a redigiram. Foram realizadas entrevistas para produção de narrativas permitindo conhecer o processo de elaboração e construção do documento a partir das vivências e experiências de pesquisadoras especialistas que compuseram as comissões das diferentes versões do documento. Os resultados da investigação demonstram que as versões da BNCC – História apresentam propostas com distanciamentos e aproximações. Diferenças relacionadas às concepções políticas, ideológicas e epistemológicas norteadoras da produção dos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Ridel Juzwiak, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor de História, graduado no curso de História da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e História (GEPEGH) e Grupo de Estudo dos Processos Migratórios e Alimentação - GEPROMA

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em História (1996) e Pedagogia (2011); especialização em História (1999); mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2012). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Atua no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/UFU, na linha de saberes e práticas educativas e no mestrado profissional de História, ProfHistória. Investiga temáticas relacionadas ao ensino de História, formação histórica, consciência histórica, juventude, identidades, formação de professores, relações étnico-raciais e Educação do Campo. Participa do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGEH).

Downloads

Publicado

10-07-2025

Como Citar

RIDEL JUZWIAK, Victor; FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, Astrogildo. Construção da BNCC de História: narrativas de professoras pesquisadoras. Revista Aedos, [S. l.], v. 17, n. 39, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/129379. Acesso em: 11 ago. 2025.