Instrução, trabalho e família no pós-Abolição em Santa Maria/RS (década de 1930)

Autores

Resumo

Esta pesquisa busca refletir sobre o perfil social e racial do alunado presente no espaço educacional da Escola Elementar Olavo Bilac, localizado em Santa Maria/RS, nos anos de 1937 e 1938. A construção da análise sobre os perfis de estudantes se deu através do levantamento quantitativo e serial de cerca de 1.300 matrículas escolares, salvaguardadas no Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A partir da criação de um banco de dados, podemos perceber a presença de alunas e alunos classificados no documento como de cor branca, mixta e preta, assim como a média de idade destes, seus diferentes arranjos e núcleos familiares, além de identificar as ocupações profissionais desempenhadas por seus responsáveis. A pesquisa se insere no campo de estudos do pós-Abolição, em diálogo, também, com a História da Educação. Com isso, podemos perceber as agências negras no ambiente educacional ainda pouco racializado pela historiografia sul-rio-grandense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alícia Quinhones Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - PPGH, onde possui bolsa CAPES. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estudante membro do Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição/UFSM (GEPA). ORCID iD: 0000-0001-9249-0606. E-mail: aliciaquinhones@gmail.com

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

QUINHONES MEDEIROS, Alícia. Instrução, trabalho e família no pós-Abolição em Santa Maria/RS (década de 1930). Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/125277. Acesso em: 28 ago. 2025.