Bálsamo social

ideias sobre os usos do mar no litoral do Piauí em impressos locais (1920-40)

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva a partir da História Ambiental, discutir os usos sociais do mar no Piauí entre os anos de 1920 a 1940. Ao folhear jornais e livros de memorialistas de Parnaíba, cidade litorânea piauiense, observamos que grupos locais tinham como costume ir à praia a fim de curar doenças ou fazer temporadas de recreio. A partir dos anos 1920, a vilegiatura e o contato com a paisagem praiana gradualmente tornaram-se maior devido a ligação férrea de Parnaíba a Amarração, atual Luís Correia. Registros históricos dão conta que as classes mais abastadas, principalmente, “invadiram” a praia, tornando-a local de práticas de distinção social. Com o fito de compreender a construção de costumes, além das múltiplas maneiras de interagir e dar sentido à natureza, esse texto foi construído a partir de periódicos locais que circulavam no período em questão e das memórias escritas autobiográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vagner Silva Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista CAPES/PROEX. ORCID iD: 0000-0001-8080-7813. E-mail: pedro_w@rocketmail.com.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

OLIVEIRA, P. V. S. Bálsamo social: ideias sobre os usos do mar no litoral do Piauí em impressos locais (1920-40). Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/124461. Acesso em: 29 abr. 2025.