As diversas operárias da imprensa Rio-Grandense na Primeira Republica

Autores

Resumo

O presente trabalho faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso e investiga as representações que a mulher operária teve na imprensa rio-grandense durante o período da Primeira República. Ele compreende uma discussão historiográfica sobre a mulher na classe trabalhadora brasileira, bem como de debates sobre gênero e classe. As fontes analisadas foram selecionadas de três periódicos, de públicos e perfis distintos: O Exemplo, A Democracia e A Federação: Orgam do Partido Republicano. Busca-se através dessa pesquisa analisar como a operária era retratada nos meios de comunicação da época. Como resultado do trabalho, verificou-se diferentes tipos de representação da mesma operária: a mulher frágil, a que abandonou o lar pela fábrica e a ladraque roubou o trabalho do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana dos Santos Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ORCID iD: 0000-0001-7825-544X. E-mail:daianasm200@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

MACEDO, Daiana dos Santos. As diversas operárias da imprensa Rio-Grandense na Primeira Republica. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/123031. Acesso em: 28 ago. 2025.