Incessabilis Vox
oralidade e performance nos sermões do bispo Cesário de Arles (século VI)
Palavras-chave:
Oralidade, Performance, Cesário de Arles.Resumo
O presente artigo discute as temáticas da oralidade e da performance, atentando para a importância desses conceitos no estudo de fontes do período alto medieval, particularmente, a coleção de sermões escrita pelo bispo Cesário de Arles (c. 469/470-542). Estabelecendo como pano de fundo o processo de conversão e cristianização da Gália do século VI, foi possível constatar como a oralidade, ao lado da performance, cumpria um papel fundamental nas relações sociais, servindo de base para a autoridade episcopal e para a atuação pastoral. Além disso, observou-se como ambas eram dotadas de uma posição de destaque nas obras escritas, dentre as quais se sobressaem os sermões, gênero literário por natureza altamente performativo, requerendo de pregadores, como Cesário, o manejo da voz e da gestualidade para transmitir ensinamentos cristãos a suas audiências, assim como o emprego de determinadas estratégias retóricas.
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