Incessabilis Vox

oralidade e performance nos sermões do bispo Cesário de Arles (século VI)

Autores

Palavras-chave:

Oralidade, Performance, Cesário de Arles.

Resumo

O presente artigo discute as temáticas da oralidade e da performance, atentando para a importância desses conceitos no estudo de fontes do período alto medieval, particularmente, a coleção de sermões escrita pelo bispo Cesário de Arles (c. 469/470-542). Estabelecendo como pano de fundo o processo de conversão e cristianização da Gália do século VI, foi possível constatar como a oralidade, ao lado da performance, cumpria um papel fundamental nas relações sociais, servindo de base para a autoridade episcopal e para a atuação pastoral. Além disso, observou-se como ambas eram dotadas de uma posição de destaque nas obras escritas, dentre as quais se sobressaem os sermões, gênero literário por natureza altamente performativo, requerendo de pregadores, como Cesário, o manejo da voz e da gestualidade para transmitir ensinamentos cristãos a suas audiências, assim como o emprego de determinadas estratégias retóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista CAPES. Licenciado em História e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Integrante do Agios - Grupo de Estudos sobre Hagiografia e Santidade (UFF/CNPq). ORCID iD: 0000-0002-3706-3115. E-mail: marcos_chacon@id.uff.br.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

CHACON, M. P. Incessabilis Vox: oralidade e performance nos sermões do bispo Cesário de Arles (século VI). Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/122419. Acesso em: 29 abr. 2025.