Memórias de brincadeiras de infância vividas por professoras da Educação Infantil do munícipio de Ponta Grossa (1960 a 1990)
Palavras-chave:
brincadeiras, infâncias, memóriasResumo
O presente artigo analisa memórias de brincadeiras de infância vividas por professoras da educação infantil do município de Ponta Grossa – Paraná. Adotamos a realização de entrevistas e aplicação de questionários como instrumentos de coleta de dados junto à quatro professoras: duas participaram da pesquisa por meio de entrevista semiestruturada e duas a partir de questionários. Observamos que algumas brincadeiras tradicionais (esconde-esconde, pulacorda, amarelinha, entre outras) fazem parte das memórias das entrevistadas, sendo a rua o espaço de sociabilidade e irmãos, primos e vizinhos os principais companheiros de brincadeiras. Muitas brincadeiras e jogos que fizeram parte da infância dessas mulheres continuam presentes no seu cotidiano: seja por meio do brincar com os filhos, seja em sua prática docente revivida com os alunos em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.