Memórias de brincadeiras de infância vividas por professoras da Educação Infantil do munícipio de Ponta Grossa (1960 a 1990)

Autores

Palavras-chave:

brincadeiras, infâncias, memórias

Resumo

O presente artigo analisa memórias de brincadeiras de infância vividas por professoras da educação infantil do município de Ponta Grossa – Paraná. Adotamos a realização de entrevistas e aplicação de questionários como instrumentos de coleta de dados junto à quatro professoras: duas participaram da pesquisa por meio de entrevista semiestruturada e duas a partir de questionários. Observamos que algumas brincadeiras tradicionais (esconde-esconde, pulacorda, amarelinha, entre outras) fazem parte das memórias das entrevistadas, sendo a rua o espaço de sociabilidade e irmãos, primos e vizinhos os principais companheiros de brincadeiras. Muitas brincadeiras e jogos que fizeram parte da infância dessas mulheres continuam presentes no seu cotidiano: seja por meio do brincar com os filhos, seja em sua prática docente revivida com os alunos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele da Luz Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialização em História, Artes e Cultura pela mesma instituição. Orcid: 0000-0001-5226-2887. E-mail: micheledaluzribeiro@hotmail.com

Bruna Alves Lopes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Licenciatura em História, mestre e doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora do departamento de História da mesma instituição de ensino superior. Orcid: 0000-0002-5892-5503. E-mail: bruna.hist.uepg@gmail.com

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

RIBEIRO, M. da L.; LOPES, B. A. Memórias de brincadeiras de infância vividas por professoras da Educação Infantil do munícipio de Ponta Grossa (1960 a 1990). Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/121828. Acesso em: 29 abr. 2025.