As especificidades do estágio em história como utopia necessária
Palavras-chave:
Estágio. Pedagogização. Educação Histórica.Resumo
Um dos méritos do debate sobre a educação histórica, entendida como processo de desenvolvimento da consciência histórica, foi desenvolver a crítica à didática da história subsumida no processo de pedagogização, acepção estreita e pragmática que circunscreve a didática e, de modo geral, a docência em História, à instrumentalização do ensino. Essa perspectiva tem encontrado lugar privilegiado no Estágio Supervisionado Obrigatório em História, entendido, via de regra, como o tempo-lugar de exercício da teoria, esta última tão nobre quanto vulgar a primeira. Esse artigo, à medida que problematiza essa realidade, sugere, ancorado nos estudos da educação histórica e na práxis freireana, uma mudança paradigmática na compreensão do Estágio e das atividades práticas-pedagógicas próprias desse tempo-saberexperiência-prático-teórico.
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- 27-11-2023 (2)
- 28-04-2023 (1)
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