As relações Estados Unidos-América Latina nos acervos FRUS e FOIA: apontamentos metodológicos

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Política externa, Política externa dos Estados Unidos, Acervos online,

Resumo

Partindo de nossa experiência pesquisando a política externa dos Estados Unidos para a disputa territorial conhecida como questão do Canal de Beagle, entre a Argentina e o Chile, pretendemos apresentar os acervos da coleção Foreign Relations of the United States (FRUS) e do Freedom of Information Act (FOIA) do Departamento de Estado dos EUA para o pesquisador brasileiro, apontando para as possibilidades desta documentação, disponível online, para pesquisas que articulem os campos da história, da ciência política e das relações internacionais. Ao longo do artigo discutimos a história desses dois acervos e de seus documentos, mais especificamente aqueles relacionados às ditaduras argentina (1976-1983) e chilena (1973-1990), as condições de disponibilização do material, além de reflexões metodológicas pertinentes ao uso dessas coleções, seus limites e implicações específicas para a pesquisa em arquivos online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gaziero, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Historiador do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel e licenciado em História pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História das Relações Internacionais da PUCRS. ORCID iD: 0000-0002-9847-1892. E-mail: gabriel.gaziero@gmail.com

Downloads

Publicado

30-01-2023

Como Citar

GAZIERO, G. As relações Estados Unidos-América Latina nos acervos FRUS e FOIA: apontamentos metodológicos. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 32, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/121635. Acesso em: 29 abr. 2025.