“Quarentou!” Uma trajetória imagética do movimento LGBTI brasileiro

Autores

Resumo

Em decorrência da trajetória de quarenta anos do movimento LGBTI no Brasil, a obra reuniu diferentes autores e autoras que participaram desse itinerário e construíram narrativas memorísticas fotobiográficas que apresentam diferentes olhares e temas presentes ao longo dessa história. Uma das conquistas advindas dessas lutas foi a despatologização da homossexualidade e os direitos políticos conquistados por meio de disputas travadas numa sociedade cisheteronormativa que interditava a essas pessoas. Destaca-se pela articulação de recursos textuais e imagéticos, mostrando de forma panorâmica o caminho percorrido até a atualidade. Possui uma linguagem acessível e uma diagramação atrativa indicando a intenção de se voltar não somente ao público acadêmico, mas a comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Martinelli

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), integrante da Rede de Historiadores e Historiadoras LGBTQI+. Professor de História da rede municipal de Constantina/RS.

Downloads

Publicado

19-08-2024

Como Citar

MARTINELLI, L. da S. “Quarentou!” Uma trajetória imagética do movimento LGBTI brasileiro. Revista Aedos, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 540–545, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/120575. Acesso em: 30 abr. 2025.