Contribuições para uma descolonização das teorias da história: Capoeira Angola, ancestralidade e tempo espiralar

Authors

Keywords:

Capoeira Angola, Temporalidades, Tempo Espiralar, Teoria da História

Abstract

A história disciplinar enquanto código de escrita traz em si a intenção de lidar com todos os passados existentes, e se comporta de maneira imperialista ao lançar seu olhar temporal, e geograficamente localizado na modernidade europeia, sobre os passados não ocidentais. E com isto silenciando e não (re)conhecendo as formas de lidar com passados próprias de cada sociedade ou povo. Aqui, apresentamos a Capoeira Angola como espaço transmissor de uma temporalidade resultante da diáspora africana para o Brasil, distinta da que se adota na disciplina história, e a qual identificamos através do conceito de tempo espiralar. Investigamos as temporalidades e cosmovisões africanas Nagô e Bantu, que oferecem o conceito de ancestralidade como substrato para esta e apontamos os possíveis limites do olhar imperialista da história em interpretar os passados afrobrasileiros. Argumentamos e defendemos a necessidade de se repensar teórica e metodologicamente o campo da historiografia a fim de se reconhecer enquanto um dos códigos de interpretação dos passados e não o único.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ângelo de Oliveira Gomes Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre e Graduado em História-Licenciatura pela mesma universidade, Coordenador Adjunto do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFOP, Integrante do Coletivo Negro Braima Mané desde sua fundação. Integrante como Aluno-Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Subjetividade, Ontologia e Ancestralidade do Laboratório Geruu Maa de Africologia e Estudos Ameríndios/UFRJ. Membro do Núcleo de Estudos Historiografia e Modernidade da UFOP (NEHM). Colaborador no projeto de Extensão "Cotas para que(m)", sob coordenação do Profº Drº Adilson Pereira dos Santos.

Published

2022-05-16

How to Cite

TEIXEIRA, Ângelo de Oliveira Gomes. Contribuições para uma descolonização das teorias da história: Capoeira Angola, ancestralidade e tempo espiralar. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 187–205, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/120457. Acesso em: 28 aug. 2025.