Maria Beatriz Nascimento: caminhos para (re)escrever a História

Autores

  • Maria Lídia Godoy Pinn Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Maria Beatriz Nascimento, Reescrita da História, História da Historiografia,

Resumo

Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) em sua agência acadêmica e intelectual ao longo da segunda metade do século XX no Brasil estruturou possibilidades outras para compreensão dos passados afro-diaspóricos e, por consequência, outras formas de interpretações daquilo que já havia sido posto pela historiografia hegemônica de sua época. Assim, trazemos para a cena os trabalhos acadêmicos e intelectuais da historiadora, percorremos pelos seus escritos sobre o quilombo e por suas publicações e falas feitas ao longo das décadas de 1970 a 1990, as tomando, sobretudo, enquanto um constitutivo teórico e historiográfico para a disciplina histórica, apresentando os deslocamentos postos em suas produções que questionam e desnudam as insuficiências para a estruturação do conhecimento histórico, e que apesar da potência teórica de tal produção pouco tem sido explorada para a estruturação do campo em que a autora dedicou-se a pensar e produzir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lídia Godoy Pinn, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda vinculada a linha: Ideia, Linguagens e Historiografia do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto, bolsista CAPES. Mestra em História pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a produção acadêmica e intelectual da historiadora Maria Beatriz Nascimento. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto e membra do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

PINN, M. L. G. Maria Beatriz Nascimento: caminhos para (re)escrever a História. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 133–150, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/120453. Acesso em: 18 abr. 2024.