Um pequeno estudo sobre Escravidão, pós-Abolição e Cidadania no Rap e no Reggae

Em foco Eduardo Taddeo e Edson Gomes

Autores

  • Osnan Silva de Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Rap, Reggae, pós-Abolição.

Resumo

A minha pretensão é, através deste artigo, pesquisar, problematizar e apresentar como a escravidão e o pós-Abolição aparecem nas letras do Rap e do Reggae; como alguns artistas retornam ao período escravista e pós-escravista do Brasil com o objetivo de questionar e refletir sobre situações do nosso presente. Mais ainda: como os ouvintes, os fãs e admiradores veem e ouvem essas músicas, de que forma reagem e se posicionam diante dos discursos dos rappers e reggae man? Para tanto, além de examinar as letras de algumas músicas de artistas como Edson Gomes e Eduardo Taddeo (ex-integrante do grupo Facção Central), fui em busca das mensagens que os internautas escreviam nas caixas de comentários das músicas e videoclipes que assistiam na plataforma digital Youtube. Dessa forma, foi possível não somente apreender as perspectivas históricas e sociais dos cantores de Rap e Reggae, mas também as percepções e posicionamentos daqueles que ouvem a música e assistem o videoclipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osnan Silva de Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). ORCID iD: 0000-0002-7141-8696. E-mail para contato: osnan_desouza@outlook.com

Downloads

Publicado

30-01-2023

Como Citar

SILVA DE SOUZA, Osnan. Um pequeno estudo sobre Escravidão, pós-Abolição e Cidadania no Rap e no Reggae: Em foco Eduardo Taddeo e Edson Gomes. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 32, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/119960. Acesso em: 14 ago. 2025.