Violência política colonial na África: um diálogo entre Mahmood Mamdani e Frantz Fanon

Autores

  • Paulo Anós Té UNILAB e UFPEL

Palavras-chave:

A presente proposta visa analisar a violência colonial na visão de Fanon e Memmi, relacionando-a por um discurso civilizatório ocidental. A bestialidade é levada à casa, ao cérebro e ao corpo colonizado que, infelizmente, deixa as sequelas indeléveis. Apó

Resumo

O trabalho visa analisar a violência colonial no pensamento de Mamdani e Fanon, relacionando com o discurso civilizatório ocidental. A bestialidade é levada à casa, ao cérebro e ao corpo colonizado que, infelizmente, deixa sequelas “indeléveis”. Após um processo de deslocamento das subjetividades, uma vez abandonada a sua assimilação, a libertação do colonizado precisa ser materializada através da revolução. Tanto para Mamdani quanto para Fanon, a violência colonial foi efetivada no plano anátomo-fisiológico, psicológico, cultural, econômico e político, tendo o racismo como um instrumento nuclear na construção do complexo de inferioridade para os colonizados e de superioridade para os colonizadores. A violência colonial resultou na tentativa de destruição dos sistemas econômicos, políticos e socioculturais que os africanos deram provas antes da colonização. Contudo, as mundividências africanas continuam a transmitir os seus valores humanísticos. Portanto, para sua abolição, a recusa da “máscara branca” é e será o prelúdio para a construção da consciência de si e do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Anós Té, UNILAB e UFPEL

Paulo Anós Té, filho de Anós Té e Isabel Djú (N’Pona), nasceu em 1996 em Bijimita, na Guiné-Bissau. Foi seminarista no Seminário Menor Diocesano de Bissau, mas se retirou para ingressar nos estudos acadêmicos. É bacharel em Humanidades, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB/Brasil; e licenciando em Sociologia pela mesma instituição. Foi bolsista do programa PULSAR na UNILAB (2019 – 2020) e bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) (2020-2021) pela mesma instituição. Foi bolsista de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2020-2021) pela UNILAB. Atualmente é bolsista no grupo de pesquisa Sistema político: partidos, eleições e relações entre os poderes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/Brasil. Tem interesse no campo da Ciência Política, com ênfase nas instituições políticas, partidos políticos, representações políticas e democracia.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

ANÓS TÉ, P. Violência política colonial na África: um diálogo entre Mahmood Mamdani e Frantz Fanon. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 45–60, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/119684. Acesso em: 18 abr. 2024.