Alternativas à lógica desenvolvimentista: ideais pré-coloniais, acivilizatórios e/ou descoloniais a partir de cosmovisões afro-ameríndias
Palavras-chave:
Alternativas ao desenvolvimento, Cosmovisões afrodiaspóricas e afroameríndias, Decolonialidades.Resumo
Muito se pode acessar acerca das consequências do desenvolvimentismo, mas a imposição de uma visão sociocultural e historiográfica única como paradigma epistemológico e ontológico para estabelecer toda ordem civilizatória, política, econômica, jurídica, ideológica, cultural e social que se conhece é o principal ponto que se pretende refutar nessa pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a tecer uma crítica a lógica desenvolvimentista fundada na colonialidade racializada e, em contraponto, apresentar outras cosmovisões, de raízes afrodiaspóricas e afro-ameríndias, como a Maat, o Ubunto, o quilombismo e o Bem Viver, abrindo caminhos para pensar a centralidade e valorização da vida, em suas múltiplas dimensões, para o mundo como um todo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-05-2022
Como Citar
SILVA, L. M. N.; ELIBIO JUNIOR, A. M. Alternativas à lógica desenvolvimentista: ideais pré-coloniais, acivilizatórios e/ou descoloniais a partir de cosmovisões afro-ameríndias. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 151–171, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/119504. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.