Movimentos que enredam a história, que perfazem a vida. Entrevista com Maria de Fátima Costa

Autores

Palavras-chave:

História da América, Cartografia Ambiental, História do Brasil

Resumo

Entrevista com a historiadora Dra. Maria de Fátima Costa, pioneira da cartografia histórica no Brasil e uma das maiores autoridades internacionais na temática dos viajantes e expedições científicas entre os séculos XVIII e XIX nos territórios da América Meridional. Natural de Salvador, a historiadora atuou por mais de 38 anos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde se aposentou como Professora Titular. Lá fundou o grupo de pesquisa História, Arte, Ciência e Poder (HISARCIPO/ UFMTCNPq), em 2000, que ainda coordena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Costa, Doutorando em Estética e História da Arte pela USP. Docente do Instituto Federal de Mato Grosso.

Autor de "O Brasil pitoresco de J.B. Debret ou Debret, artista-viajante" (RJ, 2015) e organizador de "O jardineiro de Napoleão. Alexander von Humboldt e as imagens de um Brasil/América (sécs. XVIII e XIX)" (Curitiba, 2019).

Ariadne Marinho, Doutorando em História pela UFMT. Docente da rede estadual de ensino do município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso.

Organizadora de "O jardineiro de Napoleão. Alexander von Humboldt e as imagens de um Brasil/América (sécs. XVIII e XIX)" (Curitiba, 2019).

Benone Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em História pela UFMT.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

COSTA, T.; MARINHO, A.; LOPES, B. Movimentos que enredam a história, que perfazem a vida. Entrevista com Maria de Fátima Costa. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 289–303, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/119385. Acesso em: 28 mar. 2024.