Medievalismo (s) e projetos de História Pública

aportes recentes da medievalística brasileira.

Authors

  • Léo Araújo Lacerda Universidade Federal de Pelotas

Keywords:

Medievalismos, Idade Média, História Pública

Abstract

Este artigo propõe apresentar alguns projetos de história pública em curso contribuindo com o rastreio de propostas que incorporam as reapropriações temáticas sobre a temporalidade media aetas. A análise busca fornecer ao leitor o panorama parcial sobre as recentes práticas de divulgação histórica na medievalística brasileira, vinculadas aos cursos de História, considerando as seguintes instituições universitárias: UFPEL, UNIPAMPA, UFSM, UFMT e Unicamp/USP. Por conseguinte, é possível destacar três desdobramentos dos mencionados projetos: 1) a divulgação do conhecimento; 2) a democratização e facilidade de acesso aos conteúdos e informações sobre as temáticas relacionadas a História Medieval, e 3) a viabilização de uma narrativa não polarizada entre uma época de esplendor e decadência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Léo Araújo Lacerda, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (PPGH/UFPEL). Mestre e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do Polo Interdisciplinar de Estudos sobre o Medievo e Antiguidade (POIEMA/UFPEL). ORCID iD: 0000-0002-9617-9847. E-mail: leoaraujolacerda@gmail.com.

Published

2023-01-30

How to Cite

LACERDA, L. A. Medievalismo (s) e projetos de História Pública: aportes recentes da medievalística brasileira. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 32, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/118099. Acesso em: 29 apr. 2025.