Pelo civismo e pela moralidade: a sociedade brasileira pelas lentes da propaganda oficial da ditadura militar através da Agência Nacional (1970-1979).
Palavras-chave:
Propaganda política, Ditadura militar, Agência NacionalResumo
O presente artigo busca analisar as representações da sociedade brasileira através dos documentários da Agência Nacional (1970-1979) um dos órgãos institucionais responsáveis pela propaganda oficial da ditadura militar, através da Análise Fílmica. A análise empreendida se dará a partir de quatro documentários: “Como se forja um chefe” (1970); “Comportamento na estrada” (1970), “Ministério da Previdência Social – INPS” (1975) e “O jovem estagiário” (1975)” levando em consideração como tais representações foram construídas conforme a ideia de “Brasil Grande” e de Doutrina de Segurança Nacional tendo correspondido, assim, a imposição do civismo como modelo de cidadania e moralidade. Sobretudo, analisaremos os silenciamentos empregados pelos documentários sobre a sociedade brasileira, resultando em um processo demarcado pelas violências simbólicas.
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