Breve história da maconha no Brasil e suas relações com a moralidade na formação da República

Autores

Palavras-chave:

Maconha, Moralidade, Drogas

Resumo

A cannabis spp, popularmente conhecida como “maconha”, designa um gênero de plantas de grande versatilidade que tem interagido com a humanidade há séculos, no setor industrial, medicinal, religioso e até recreativo. Apesar de já ter sido utilizada como matéria-prima para os mais diversos usos humanos, a partir da virada do século XIX ao XX a cannabis passou a fazer parte de um grupo específico de drogas a serem combatidas, especialmente em função de sua capacidade de produzir efeitos psicoativos. No Brasil, a mudança no status da maconha foi muito marcada por um discurso médico-científico de viés higienista e positivista, que associava a planta à ideia de degeneração da raça e desvios da moral, num contexto de formação da nação brasileira. Assim, este artigo pretende problematizar os sentidos e imagens atribuídas à maconha no começo do século XX a partir do discurso médico-científico, bem como a produção de leis e normas, na tentativa de compreender as noções de moralidade engendradas na naturalização de um olhar racializado sobre os usos da planta e seus usuários no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Lima Dias, PPGHIS - UFMG

Mestranda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisa o discurso médico-científico sobre o uso e os usuários de drogas no começo do século XX no Brasil.

Saulo Carneiro Pereira dos Santos, PPGHCS - COC/Fiocruz

Bacharel interdisciplinar em humanidades, mestrando no programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz. Pesquisa História das drogas e suas relações com a medicina.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

DIAS, L. L.; PEREIRA DOS SANTOS, S. C. Breve história da maconha no Brasil e suas relações com a moralidade na formação da República. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 281–322, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/116111. Acesso em: 19 abr. 2024.