Produção discursiva de gênero em cursos populares mediados pela SATC (1960-1980): disciplina e controle dos corpos das mulheres
Palavras-chave:
Relações de Poder Político-InstitucionaisResumo
O artigo apresentado visa analisar a produção discursiva de gênero em cursos populares, que integravam políticas sócio-médico-assistenciais mediadas pela SATC, no período de 1960-1980.A metodologia empregada é com base na análise da produção discursiva proposta por Michel Foucault. Como principais considerações analíticas, compreende-se os cursos populares como mecanismos pedagógicos a fim de promover o controle e disciplina sobre os corpos femininos, com interesses em demarcar o espaço doméstico e atividades de cuidado (dos filhos e do marido), como atribuições específicas das mulheres para a reprodução de um modelo de família (urbana-nuclear-burguesa) fornecendo condições necessárias aos homens para manutenção do status de provedor. Fundamentadas em produções discursivas de gênero, os cursos populares, tinham como foco formar determinado ideal de mulher, instituído pela posição mulher-esposa-mãe, disciplinada e responsável por atividades domésticas e de cuidados.Downloads
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Publicado
07-10-2021
Como Citar
ADAMOLI SANTIN LEAL, Roberta; JACINTO SALVARO, Giovana Ilka; GONÇALVES ALVES, Ismael. Produção discursiva de gênero em cursos populares mediados pela SATC (1960-1980): disciplina e controle dos corpos das mulheres. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 323–354, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/112533. Acesso em: 14 ago. 2025.
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Dossiê Temático
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