Produção discursiva de gênero em cursos populares mediados pela SATC (1960-1980): disciplina e controle dos corpos das mulheres

Autores

Palavras-chave:

Relações de Poder Político-Institucionais

Resumo

O artigo apresentado visa analisar a produção discursiva de gênero em cursos populares, que integravam políticas sócio-médico-assistenciais mediadas pela SATC, no período de 1960-1980.A metodologia empregada é com base na análise da produção discursiva proposta por Michel Foucault. Como principais considerações analíticas, compreende-se os cursos populares como mecanismos pedagógicos a fim de promover o controle e disciplina sobre os corpos femininos, com interesses em demarcar o espaço doméstico e atividades de cuidado (dos filhos e do marido), como atribuições específicas das mulheres para a reprodução de um modelo de família (urbana-nuclear-burguesa) fornecendo condições necessárias aos homens para manutenção do status de provedor. Fundamentadas em produções discursivas de gênero, os cursos populares, tinham como foco formar determinado ideal de mulher, instituído pela posição mulher-esposa-mãe, disciplinada e responsável por atividades domésticas e de cuidados.

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Biografia do Autor

Roberta Adamoli Santin Leal, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e pós-graduação lato sensu (especialização) em Urgência e Emergência em Saúde pela (UFSC).Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - PPGDS/UNESC.

Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutora em Ciências Humanas (UFSC). Pós-Doutorado pela Universidade do Porto (UP), Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), dos cursos de graduação em Psicologia e Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Ismael Gonçalves Alves, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2014). Docente permanente do Programa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e do do curso de graduação em História da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 

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Publicado

07-10-2021

Como Citar

ADAMOLI SANTIN LEAL, Roberta; JACINTO SALVARO, Giovana Ilka; GONÇALVES ALVES, Ismael. Produção discursiva de gênero em cursos populares mediados pela SATC (1960-1980): disciplina e controle dos corpos das mulheres. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 323–354, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/112533. Acesso em: 14 ago. 2025.