Em busca da Revolução Brasileira: um debate crítico sobre a Declaração de Março de 1958 e as teses históricas do PCB
Palavras-chave:
PCB, Projetos Políticos, Revolução, Golpe de 1964Resumo
O presente artigo tem por intuito apresentar um estudo sobre as estratégias e táticas revolucionárias adotadas pelo PCB. Mais especificamente, analisaremos a Declaração de Março de 1958 e os fundamentos teóricos que informavam as interpretações do PCB sobre a realidade brasileira e que, conseqüentemente, orientavam as ações dos comunistas. Trata-se de uma leitura crítica destas matrizes teóricas, buscando suas raízes nas teses elaboradas pela Internacional Comunista e revelando sua inviabilidade com a deflagração do golpe de 1964.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-05-2010
Como Citar
DUARTE, H. Em busca da Revolução Brasileira: um debate crítico sobre a Declaração de Março de 1958 e as teses históricas do PCB. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11062. Acesso em: 19 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.